terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A HISTÓRIA DE MARTINHO

Martinho da Silva nasceu em Sao francisco Xavier, MG - em 10 de novembro de 1913, filho de Vitor José da Silva e Maria das Dores. Foi casado com a Sra. Mercedes Diva Nazarch e deixou sete filhos.
Nos idos de 1950 veio para São Paulo onde em 1953 passou a morar em Vila Remo, fundando juntamente com outros companheiros a Comunidade Paroquial de Vila Remo - Nossa Senhora das Graças. Desde muito cedo levou uma vida dedicada ao bem comum, ajudando toda a comunidade a enfrentar os problemas do dia a dia, principalmente nos anos de autoritarismo que se abateram sobre os brasileiros. Aos poucos viu crescer o trabalho de conscientização política desenvolvido pela comunidade da qual participou ativamente.
Martinho da Silva foi um bom homem. Possuidor de uma fé inquebrantável, sempre que pode repartiu sua simplicidade, seu carinho, seus conselhos, sua fé, com todos aqueles que com ele puderam conviver.
A comunidade de Vila Remo resistiu, cresceu e formou gerações, mas o destino fez com que no dia 11 de novembro de 1982 perdêssemos um de seus mais importantes construtores.
Portanto, reverenciar a memória de "Martinho da Silva" através da presente propositura é antes de mais nada enaltecer a luta pelo bem comum, a luta pela conscientização política dos trabalhadores e acima de tudo um profundo respeito pela religiosidade daqueles que sabem repartir-se cotidianamente.
Assim, em 1985 a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo decretou pelo Projeto de Lei nº214, que a Escola Estadual de 1º Grau Vaz de Lima passasse a ser denominada Escola estadual Martinho da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário